(NARRADOR)
Apesar do monopólio das palavras, do controle midiático e da
onipresença na comunicação, os grandes castelos tremem. Despistando a
banalização do desejo, o patrulhamento ostensivo da linguagem e da relativização
moral, rachaduras estalam nas sólidas muralhas dos castelos metacapitalistas.
Gritos histéricos desatinam do coletivo submisso ante a ousadia da ressurgente
(con)tradição. A Internet surge como um novo “burgo livre”, desafiando o
secularismo e o monopólio da opinião. O povo passa a
se expressar sem intermediários, e a espiral do silêncio é quebrada, desafiando
o poderio do estamento global.
~
Descrição
da cena: a professora Pâmela está ensinando sobre aquecimento global e sua
aluna Bárbara lhe mostrou um estudo interessante sobre como os ciclos solares
afetam o clima. A professora lhe pede que compartilhe com a classe.
PÂMELA Bárbara, poderia se levantar?
Sim, professora.
PÂMELA Bárbara, poderia repetir para a classe o
questionamento que você me mostrou sobre o tema aquecimento global que estamos
estudando?
BÁRBARA Hum... melhor não (diz, ruborizada).
PÂMELA Vamos, Bárbara. Eu achei muito relevante e
seria importante compartilhar com todos.
BÁRBARA Eu... eu não acho que seja uma boa ideia (senta-se,
envergonhada).
PÂMELA Bárbara, levante-se! (levanta) Você me
mostrou no intervalo um estudo relacionando a quantidade de manchas solares em
cada ciclo solar e a média da temperatura na Terra. Correto?
BÁRBARA Sim (desviando o rosto, de vergonha).
PÂMELA E qual é a conclusão, Bárbara?
BÁRBARA Ah, professora... Então, depende...
(enrolando)
PÂMELA A conclusão da Bárbara é que a
interferência antrópica¹ na alteração do clima não se compara à importância da atividade do Sol.
JORDAN Essa aí é doida, professora! (grita do
fundo da classe)
BÁRBARA Cala a boca, Jordan!!! (senta-se, irritada)
PÂMELA Quieto, Jordan! Bárbara, levante-se (levanta-se,
cabisbaixa). Eu gostei da sua pesquisa. Olhe para mim: nunca será seguro dizer
o que pensa, mas é um preço melhor do que ser escravo da opinião alheia.
PETERSON (levantando a mão) Professora, eu discordo!
Primeiro que todo mundo sabe que o clima está esquentando por causa da poluição
e que precisamos salvar o planeta. Depois, porque a Barbara é boba mesmo. Ela
assiste a uns vídeos idiotas na Internet e só diz asneiras.
PÂMELA Bárbara, o que você me mostrou é
importante para o tema da aula. São dados reais e acredito que será bom
discutir.
BÁRBARA Mas eles vão rir de mim. É só o que eles
sabem fazer.
PÂMELA Nunca se cale quando você tem algo
verdadeiro a dizer. Podem te chamar do que for, mas não podem te chamar de
mentirosa.
JORDAN (Murmurando) Mentirosa... (Peterson
segura a risada).
BÁRBARA Não sou mentirosa! (respira fundo) A verdade,
professora, é que cada ciclo solar tem duração aproximada de 11 anos e estamos
no pico máximo de manchas e de temperatura do ciclo solar atual...
PÂMELA ...o que explica parte do aumento da
temperatura nos anos recentes. Ao mesmo tempo... (apontando para Bárbara
continuar)
BÁRBARA ...ao mesmo tempo, a quantidade de manchas vem
diminuindo faz três ciclos solares e, se a tendência continuar, podemos entrar
em uma época de temperaturas mais baixas. Pronto, falei! (Jordan e Peterson
boquiabertos).
PÂMELA Mandou bem, garota (aplaudindo)!
JORDAN Aí... (desdenhando) nada a ver isso ai...
PETERSON Cala
a boca, Jordan. Professora, explica melhor. Quer dizer que não importa o que
o homem faça ou deixe de fazer, não dá para salvar o planeta?
PÂMELA Ela quer dizer que o homem pode e deve conservar
o ambiente, cuidar e melhorar do seu microclima, mas que nós não podemos controlar
o clima global.
PETERSON Mas e aquele vídeo do Al Gore e todo aquele
aquecimento que o gás carbônico faz, que acabamos de ver? E ela diz que a
temperatura ainda vai cair?
PÂMELA Ela quer dizer que a quantidade de
radiação do Sol que chega à Terra está diminuindo e que isso vai contribuir
para baixar a temperatura global...
BÁRBARA ...e também que o Al Gore estava certo
quando mostrou a relação histórica entre temperatura e gás carbônico.
JORDAN É! Eu gostei do lance dele subindo na
escadinha... (rindo)
BÁRBARA Ele só “esqueceu” (fazendo aspas com as
mãos) de dizer ali que é a temperatura que sobe antes e só depois de 200 a 800 anos
é que o gás carbônico aumenta na mesma proporção.
PÂMELA Eu vou repassar o vídeo e quero que vocês
reparem que ele não sobrepõe os dois gráficos. Depois, para casa, quero que
estudem os termos “correlação” e “casualidade”.
PETERSON Quer saber, Bárbara, gostei. Depois me passa o
link desses seus vídeos malucos²,
eu quero dar olhada.
BÁRBARA Legal, Peter. Valeu!
¹ Do
homem.
² Documentário “A grande farsa do aquecimento global”, de Martin Durkin, em https://youtu.be/tpvpiBiuki4;
entrevista do climatologista Ricardo Felício para o programa do Jô Soares, em https://youtu.be/NYLDDnrNlo4;
entrevista do Prof. Luiz Carlos Molion na audiência sobre mudanças climáticas e
aquecimento global no Senado Federal, em https://youtu.be/eaWeJ4amaBw
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Gostei da estorinha muito didático para crianças
ResponderExcluirMuito bom! Simples e direto!
ResponderExcluirAdoro comentar aquecimento global, com os charlatões comprados por empresas e governos para ganhar dinheiro público em cima de mentiras
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