segunda-feira, 12 de agosto de 2019

ATO XII - Idade Digital, dos Metacapitalistas à Internet

Idade Digital, dos Metacapitalistas à Internet - Monopólio da opinião - Globalismo - Secularismo - Livro

Compre pela Amazon

(NARRADOR)

Apesar do monopólio das palavras, do controle midiático e da onipresença na comunicação, os grandes castelos tremem. Despistando a banalização do desejo, o patrulhamento ostensivo da linguagem e da relativização moral, rachaduras estalam nas sólidas muralhas dos castelos metacapitalistas. Gritos histéricos desatinam do coletivo submisso ante a ousadia da ressurgente (con)tradição. A Internet surge como um novo “burgo livre”, desafiando o secularismo e o monopólio da opinião. O povo passa a se expressar sem intermediários, e a espiral do silêncio é quebrada, desafiando o poderio do estamento global.
~
Descrição da cena: a professora Pâmela está ensinando sobre aquecimento global e sua aluna Bárbara lhe mostrou um estudo interessante sobre como os ciclos solares afetam o clima. A professora lhe pede que compartilhe com a classe.

PÂMELA       Bárbara, poderia se levantar?
                        Sim, professora.
PÂMELA       Bárbara, poderia repetir para a classe o questionamento que você me mostrou sobre o tema aquecimento global que estamos estudando?
BÁRBARA    Hum... melhor não (diz, ruborizada).
PÂMELA       Vamos, Bárbara. Eu achei muito relevante e seria importante compartilhar com todos.
BÁRBARA    Eu... eu não acho que seja uma boa ideia (senta-se, envergonhada).
PÂMELA       Bárbara, levante-se! (levanta) Você me mostrou no intervalo um estudo relacionando a quantidade de manchas solares em cada ciclo solar e a média da temperatura na Terra. Correto?
BÁRBARA    Sim (desviando o rosto, de vergonha).
PÂMELA       E qual é a conclusão, Bárbara?
BÁRBARA    Ah, professora... Então, depende... (enrolando)
PÂMELA       A conclusão da Bárbara é que a interferência antrópica¹ na alteração do clima não se compara à importância da atividade do Sol.
JORDAN       Essa aí é doida, professora! (grita do fundo da classe)
BÁRBARA    Cala a boca, Jordan!!! (senta-se, irritada)
PÂMELA       Quieto, Jordan! Bárbara, levante-se (levanta-se, cabisbaixa). Eu gostei da sua pesquisa. Olhe para mim: nunca será seguro dizer o que pensa, mas é um preço melhor do que ser escravo da opinião alheia.
PETERSON  (levantando a mão) Professora, eu discordo! Primeiro que todo mundo sabe que o clima está esquentando por causa da poluição e que precisamos salvar o planeta. Depois, porque a Barbara é boba mesmo. Ela assiste a uns vídeos idiotas na Internet e só diz asneiras.
PÂMELA       Bárbara, o que você me mostrou é importante para o tema da aula. São dados reais e acredito que será bom discutir.
BÁRBARA    Mas eles vão rir de mim. É só o que eles sabem fazer.
PÂMELA       Nunca se cale quando você tem algo verdadeiro a dizer. Podem te chamar do que for, mas não podem te chamar de mentirosa.
JORDAN       (Murmurando) Mentirosa... (Peterson segura a risada).
BÁRBARA    Não sou mentirosa! (respira fundo) A verdade, professora, é que cada ciclo solar tem duração aproximada de 11 anos e estamos no pico máximo de manchas e de temperatura do ciclo solar atual...
PÂMELA       ...o que explica parte do aumento da temperatura nos anos recentes. Ao mesmo tempo... (apontando para Bárbara continuar)
BÁRBARA    ...ao mesmo tempo, a quantidade de manchas vem diminuindo faz três ciclos solares e, se a tendência continuar, podemos entrar em uma época de temperaturas mais baixas. Pronto, falei! (Jordan e Peterson boquiabertos).
PÂMELA       Mandou bem, garota (aplaudindo)!
JORDAN       Aí... (desdenhando) nada a ver isso ai...
PETERSON  Cala a boca, Jordan. Professora, explica melhor. Quer dizer que não importa o que o homem faça ou deixe de fazer, não dá para salvar o planeta?
PÂMELA       Ela quer dizer que o homem pode e deve conservar o ambiente, cuidar e melhorar do seu microclima, mas que nós não podemos controlar o clima global.
PETERSON  Mas e aquele vídeo do Al Gore e todo aquele aquecimento que o gás carbônico faz, que acabamos de ver? E ela diz que a temperatura ainda vai cair?
PÂMELA       Ela quer dizer que a quantidade de radiação do Sol que chega à Terra está diminuindo e que isso vai contribuir para baixar a temperatura global...
BÁRBARA    ...e também que o Al Gore estava certo quando mostrou a relação histórica entre temperatura e gás carbônico.
JORDAN       É! Eu gostei do lance dele subindo na escadinha... (rindo)
BÁRBARA    Ele só “esqueceu” (fazendo aspas com as mãos) de dizer ali que é a temperatura que sobe antes e só depois de 200 a 800 anos é que o gás carbônico aumenta na mesma proporção.
PÂMELA       Eu vou repassar o vídeo e quero que vocês reparem que ele não sobrepõe os dois gráficos. Depois, para casa, quero que estudem os termos “correlação” e “casualidade”.
PETERSON  Quer saber, Bárbara, gostei. Depois me passa o link desses seus vídeos malucos², eu quero dar olhada.
BÁRBARA    Legal, Peter. Valeu!



¹ Do homem.
² Documentário “A grande farsa do aquecimento global”, de Martin Durkin, em https://youtu.be/tpvpiBiuki4; entrevista do climatologista Ricardo Felício para o programa do Jô Soares, em https://youtu.be/NYLDDnrNlo4; entrevista do Prof. Luiz Carlos Molion na audiência sobre mudanças climáticas e aquecimento global no Senado Federal, em https://youtu.be/eaWeJ4amaBw

+++


Continue lendo
Ato XI  |  Ato XIII >






Entre no Telegram da BKCC e fique por dentro!


3 comentários:

  1. Gostei da estorinha muito didático para crianças

    ResponderExcluir
  2. Adoro comentar aquecimento global, com os charlatões comprados por empresas e governos para ganhar dinheiro público em cima de mentiras

    ResponderExcluir