Ato IX.Cena2 - O Partido Genérico
GILMAR HADES DEIXA O PALCO acompanhado do assistente enquanto o apresentador Luciano Calderón anuncia a próxima atração da tarde: o candidato Fernando Andrade, do surpreendente Partido Genérico. Jonas indaga um homem ao seu lado do que se tratava aquela apresentação e ele lhe explica que é um show popular semanal. A cada semana o famoso apresentador traz um dos candidatos da próxima eleição para a vaga no Conselho dos Iluminados e conversam sobre as principais propostas de cada um.
LUCIANO CALDERÓN
- Agradecemos demais a breve explicação de como funcionarão as próximas eleições de Corrumpo. Lembrando a vocês que os Iluminados sempre fazem de tudo, de tudo mesmo, para tornar a nossa sociedade cada vez mais justa, perfeita e igualitária. E nada mais justo que escolher os nossos representantes do modo mais seguro: o que é mais perfeito do que escolher o candidato que mais empolga o povo? Hein, hein!? - A plaquinha de aplausos sobe e a plateia bate palmas.
ASSISTENTE DE PALCO
O assistente faz sinal para o apresentador, chamando-o até a lateral do palco e cochicha em seu ouvido: - O candidato já está aqui, pode chamar... - Luciano agradece com a cabeça e inicia a introdução.
LUCIANO CALDERÓN
- Todos os candidatos fazem promessas mas o que importa, lá no fundo, o que importa mesmo, é deixar os números chatos de lado… (imitando, com outra voz) é gasto disso, é custo daquilo… o que o povo quer de verdade é empolgação, é alegria! Tenho o prazer de receber neste palco o meu candidato, o nosso candidato: Sr. Fernando Andrade!!! - A plaquinha de aplausos sobe novamente e a plateia vibra.
FERNANDO ANDRADE
- Obrigado! Obrigado… como vai Luciano? Que recepção maravilhosa! (Mais aplausos) Se eu tivesse aqui comigo aquele aplausômetro do Dr. Gilmar com certeza seria uma nota 10! Uma perfeita nota 10 para mim! - Os aplausos aumentam e a plateia delira com o convidado.
LUCIANO CALDERÓN
- Isso! Isso é que é entusiasmo! Com essa energia, cada voto seu vai valer por dez votos dos outros candidatos! Não é verdade?
FERNANDO ANDRADE
- Essa é a ideia.- Enfatiza, sorrindo meio encabulado.
LUCIANO CALDERÓN
- Obrigado por estar conosco, nesta tarde, Fernando. Todos nós sabemos que a sua agenda de campanha é bem corrida, bom, vamos direto ao ponto. Você está surpreendendo a ilha inteira. Conta pra gente, qual é o segredo para o seu nome ser o assunto quente do momento?
FERNANDO ANDRADE
- Veja bem, Luciano, eu sempre fiquei chocado com os altos custos das campanhas políticas dos meus companheiros aqui em Corrumpo, então, eu decidi fazer algo a respeito. Foi assim, que eu tive a ideia de fundar o Partido Genérico.
LUCIANO CALDERÓN
- O Partido Genérico! Que ideia brilhante! Conte mais, conte como é que o partido funciona...
FERNANDO ANDRADE
- O Partido Genérico funciona assim (pegando algumas folhas em branco do seu bolso), nós vamos distribuir os nossos santinhos, buttons e cartazes por toda a ilha. E todos eles serão assim… (mostrando a folha em branco) com nada escrito, tudo em branco! Vamos cortar praticamente todos os gastos com publicitários, agências de marketing, gráficas… tudo!
LUCIANO CALDERÓN
(Interrompendo o candidato) - Mas o partido Genérico certamente tem uma posição com relação às principais demandas da população da ilha?
FERNANDO ANDRADE
- Certamente que sim, exatamente como todos os outros partidos. Nós as chamamos de Cartas Abertas (pegando as folhas em branco). Esta aqui é a nossa proposta contra o aumento do crime em Corrumpo, esta outra, é a nossa proposta para combater a pobreza que cresce dia a dia… já esta aqui é a nossa proposta para melhorar a saúde…
LUCIANO CALDERÓN
- Mas… Fernando, olhe, (mostrando as folhas em branco para a plateia) são todas folhas em branco, candidato… não tem nada escrito nesses papéis.
FERNANDO ANDRADE
- Aí é que está a originalidade da coisa, Luciano, você não percebe? Para que perder tempo prometendo tudo, para todos? Por que não deixar que os próprios eleitores preencham os papéis com as propostas de que mais gostam? As promessas e o desempenho serão exatamente iguais, assim como antes, só que, desta forma, nós já começamos a campanha economizando uma montanha de dinheiro!
LUCIANO CALDERÓN
- Engenhoso, realmente engenhoso! Enquanto todos os outros candidatos falam em cortar custos de campanha, vocês estão realmente fazendo algo a respeito, meus parabéns!
FERNANDO ANDRADE
- Obrigado, Luciano.
LUCIANO CALDERÓN
- Bem, o nosso tempo está acabando. Amanhã receberemos aqui, no Salão Nobre da prefeitura outro candidato da eleição do ano que vem, o polêmico Sr. Guilherme Tortas e sua proposta de acabar com a desigualdade na ilha, zerando todos os salários e instituindo uma renda universal geral. Para encerrar, candidato, qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar para a população de Corrumpo?
FERNANDO ANDRADE
- Eu gostaria de repetir o slogan do Partido Genérico, aquele que já está na boca do povo: Acreditamos no que você acredita!
LUCIANO CALDERÓN
- Realmente lindo, e de onde veio a inspiração para esta frase tão linda?
FERNANDO ANDRADE
- É bíblico.
LUCIANO CALDERÓN
- Senhoras e senhores, Fernando Andrade! Uma salva de palmas. - Sobe a plaquinha e a plateia ovaciona o candidato pela última vez.
***
Clique para seguir os capítulos da história:
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6.1 - 6.2 - 6.3 - 7 - 8 - 9.1 - 9.2 - 10 - 11 - 12.1 - 12.2 - 13 - 14
Clique para ler |
TELEGRAM - https://t.me/bkcclivros
YOUTUBE - https://www.youtube.com/c/bkcclivros
FACEBOOK - https://www.facebook.com/bkcclivros/
TWITTER - https://twitter.com/bkcclivros
INSTAGRAM - https://www.instagram.com/livrosbkcc/
Nenhum comentário:
Postar um comentário